sexta-feira, 16 de março de 2007

"as palavras estão gastas"

Talvez seja verdade: "as palavras estão gastas"!
Para os mais distraídos, trata-se, como se afigura óbvio, de um citação de um dos maiores poetas portugueses que marcaram o século passado - Eugénio de Andrade.
Não, este pequeno espaço não retrata uma possível, sem dúvida merecida, homenagem ao poeta. Todos os dias lhe presto a minha homenagem, em cada palavra, em cada frase, em cada poema talvez, em tudo aquilo que faço e lhe acabo por dever. Não diria que apenas Eugénio de Andrade me marcou, seria aliás uma interjeição falsa, nem tão pouco diria que me inspira - talvez o faça ainda que eu não o saiba, ou não me levede do facto - diria antes que com ele, assim como com muitos outros aprendi coisas que a escola não ensina.
E mais não digo...

...

O que me leva a criar um espaço como este é simplesmente o prazer que a reflexão me traz. Em cada dia, sem excepção, procuro ler pequenos textos, poemas especialmente, pequenas peças de todo um grande puzzle universal: talvez uma pequena pena, uma pluma de gaivota nas praias que abrem num esplendoroso portal de saída, toda uma luz na imensa escuridão; e é no final que concluo - as palavras acabam quase sempre gastas - como quem lê, vê, ouve e nada sente num acontecer, interior talvez, mas, mais provável ainda, interior igualmente, um pequeno arrepio e uns quantos poros eriçados.
Assim, ainda que as palavras estejam gastas como papeis amarrotados que se acumulam num caixote do lixo com requintes florais, serão essas mesmas palavras que irei citar aqui, sempre que se afigurar possível, como textos que tanto amo e, espero eu, causando o mínimo desgaste possível: pelo simples facto de não fazer qualquer tipo de reflexão pessoal que mereça publicação. Não faz, aliás, qualquer tipo de sentido eu apreciar publicamente textos de artistas tão grandes. A reflexão é interior, é aí que ela é rica e genuína.
E assim, concluindo aliás, espero que as palavras não tomem a mal este espaço: elas sim, só elas me poderão perdoar, ainda que gastas;

Sem comentários: